Fonte: http://www.revistatransportemundial.com.br
Rio de Janeiro apresenta primeiro protótipo dotado da tecnologia flex GNV+Diesel, que reduz em 80% a emissão de material particulado
Depois dos veículos leves alimentados à GNV (Gás Natural Veicular) tornarem o estado do Rio de Janeiro o que possui a maior frota com esse tipo de combustível no país – 748 000 unidades –, chega a vez dos modelos pesados aderirem uma tecnologia mais sustentável, começando pelos ônibus. Durante esta semana, foi apresentado o primeiro protótipo Volksbus da MAN Latin America para o Programa Rio Transporte Sustentável, equipado com motor traseiro de seis cilindros que pode ser alimentado tanto com diesel quanto GNV – tecnologia chamada de flex GNV+Diesel. O propulsor ainda atende as normas de emissõeso Proconve P7 , equivalente a Euro 5 na Europa.
O ônibus possui também um avançado sistema de gerenciamento eletrônico, capaz de controlar os dois combustíveis simultaneamente. Além disso, utiliza até 90% de GNV e, com isso, reduz em até 80% a emissão de material particulado e 20% a de CO2. Com o protótipo, o governo do Rio de Janeiro pretende deixar o transporte público do estado mais sustentável para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. “O projeto alia a sustentabilidade à qualificação do transporte urbano”, diz Sérgio Cabral, governador do Rio de Janeiro.
Agora o veículo entrará numa fase de testes para identificar a proporção de trabalho dos combustíveis e a viabilidade do projeto. As avaliações serão feitas pela MAN e pelo Programa de Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ, em um trajeto que ainda será devido pela Setrans (Secretaria de Transportes do Rio de Janeiro).
Weslei Nunes
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