A fabricante BYD anunciou que vai lançar um ônibus rodoviário 100% elétrico no Brasil, e o veículo terá carroceria Marcopolo Viaggio 1050, da geração sete (G7), com banco de baterias que podem garantir uma autonomia de 400 km, com a recarga rápida.
A revelação foi feita neste sábado, 17/10, no evento BusPress com a imprensa especializada em transportes e influenciadores digitais. O Diário do Transporte faz a cobertura na sede de fábrica no Brasil, localizada em Campinas, no interior de São Paulo.
A apresentação oficial do ônibus deve ocorrer no evento da Fresp – Federação das Empresas de Transporte de Passageiros por Fretamento no Estado de São Paulo, que ocorre em Atibaia, também no interior paulista, entre os dias 8 e 10 de novembro.
Pela configuração, as aplicações mais indicadas serão para fretamento ou linhas regulares de curta ou média distância (intermunicipal), já que além da questão da autonomia, os bagageiros têm espaço menor que os ônibus comuns a diesel por causa do banco de baterias.
O veículo tem, a exemplo dos modelos urbanos já em produção e circulação, sistema que aproveita a energia gerada nas frenagens.
Na China, a empresa já faz veículos elétricos para aplicações de fretamento e linhas intermunicipais. Há opções para 400 km de autonomia destinados ao setor de fretamento e 500 quilômetros de autonomia para linhas regulares de maior distância.
Desde o início das operações da fábrica em Campinas, a BYD já cogitava um veículo rodoviário elétrico a ser produzido no Brasil.
Fonte: https://diariodotransporte.com.br