quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Fábrica de caminhões e ônibus da Volkswagen completa 25 anos.

A Volkswagen comemora esta semana os 25 anos de inauguração de sua fábrica de caminhões e ônibus na cidade fluminense de Resende. A construção e instalação da linha de produção, lá em 1996, teve investimento inicial de US$ 250 milhões e, segundo a VWCO, a empresa já quintuplicou os recursos aplicados.

A planta começou fabricando os caminhões da série 2000, deu vida à família Constellation, a duas gerações do Delivery e aos extrapesados Meteor. Hoje, em sua linha de produção especial, fabrica em série o caminhão elétrico e-Delivery.

Ao longo de 25 anos, nossa fábrica se tornou referência com inédito Consórcio Modular e o e-Consórcio, além de produzir uma série de veículos que se tornaram verdadeiros ícones do transporte. Hoje ocupamos um complexo fabril de 1 milhão de metros quadrados com 4.500 colaboradores, conquistando os mercados brasileiro e internacional. O segredo do sucesso da nossa marca se baseia em um pilar sólido: o cliente está sempre em primeiro lugar”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

A fábrica da VWCO em Resende trabalha com o pioneiro sistema de consórcio modular, no qual os fornecedores dos principais componentes, como eixos, motores e sistemas de drivetrain e eletrônicos estão instalados no complexo e são responsáveis pela montagem de seus produtos. A Volkswagen Caminhões e Ônibus faz o controle de qualidade de tudo.

Na planta, um fato interessante: a empresa monta desde veículos semileves, com peso bruto total de 3,5 toneladas, até caminhões extrapesados, com PBT de 125 toneladas. Além disso, fabrica também a linha de chassis de ônibus Volksbus para os mercados de ônibus rural, urbano, fretamento, rodoviário e escolar.

Fonte: https://www.transportabrasil.com.br/

Grupo Vera Cruz compra a NS.Penha, muda a pintura e compra Apache Vip V.

Os veículos são mais vistos rodando nas linhas 551L-Nova Iguaçu-Penha e 544L-Nova Iguaçu-Méier (via Norte Shopping).

Origem das fotos: Reprodução de internet

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

TJRJ proíbe empresas de usarem aplicativo Buser para transporte regular de passageiros.

Três empresas foram impedidas e utilizarem o aplicativo de fretamento colaborativo Buser para o transporte coletivo regular de passageiros, uma vez que a 23ª Câmara Cível do TJRJ negou recurso das empresas e confirmou a liminar, concedida em primeira instância pelo Juiz Leonardo Grandmasson Ferreira Chaves, da 32ª Vara Cível da Capital. 

A ação foi proposta pela Associação Brasileira de Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) em face de TJ Agência de Viagens e Turismo, Martins Pacheco Transporte e Turismo Eireli e Marlu Turismo. 

A decisão dos desembargadores foi por maioria de votos. Eles consideraram que o serviço público de transporte interestadual e internacional de passageiros, é concedido pela União, mediante permissão, autorização ou concessão. 

As empresas que possuem tal autorização suportam alguns ônus: são obrigadas a manter suas frotas dentro de padrões segurança de manutenção, equipe profissional treinada e devem garantir determinadas rotas e horários, nem sempre totalmente lucrativas, dentre outras obrigações. Assim, não se mostra justo que determinadas empresas, que se destinam precipuamente ao serviço de fretamento, escolham as rotas, dias e horários de maior interesse público – e, portanto, mais rentáveis – não possuindo qualquer responsabilidade em manter tais serviços em relação aos locais, dias e horários em que a rentabilidade não é tão atrativa”, escreveu o Eminente Desembargador relator Antonio Carlos Ferreira Chaves, em sua decisão, na qual, disse ainda: "Saliente-se que ao conceder a presente tutela o Poder Judiciário somente mantém a situação como ela deveria estar: as empresas autorizadas, concedidas ou permitidas, prestando o serviço de transporte regular e as demais empresas prestando os serviços de fretamento como faziam antes."

O magistrado destacou que a decisão mantém empresas autorizadas, concedidas ou permitidas prestando serviço de transporte regular e as demais, os serviços de fretamento. 

Agravo de Instrumento nº.: 0016889-29.2020.8.19.0000

Processo originário nº.: 0318650-53.2019.8.19.0001

Fonte: http://www.tjrj.jus.br/

Foto meramente ilustrativa - Reprodução de internet

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Bogotá recebe 470 ônibus 100% elétricos BYD.

A capital da Colômbia é considerada a cidade mais congestionada do mundo, de acordo com o levantamento do World Economic Forum, Bogotá tem adotado boas iniciativas para melhorar o transporte público e reduzir o trânsito, bem como a alta poluição do ar. A mais recente delas engloba também a eletrificação, com a aquisição de nada menos que 470 ônibus 100% elétricos da BYD. 

Em comunicado, a gigante chinesa afirma que se trata da maior frota de ônibus elétricos já entregue pela empresa nas Américas. Após o primeiro lote de 120 unidades neste mês, a entrega será concluída durante o primeiro trimestre de 2021, permitindo que um total de 302.000 passageiros usufruam do serviço de ônibus com emissão zero em 40 linhas diferentes. 

"Hoje é um dia histórico que podemos registrar na história de Bogotá”, disse Claudia Nayibe López Hernández", prefeita de Bogotá.

"Isso graças ao esforço conjunto de muitos colombianos talentosos. Queremos comprar mais ônibus elétricos, de preferência, que nos permitam retirar a velha frota a diesel e gasolina, e renová-la com ônibus elétricos limpos, prestando mais e melhores serviços aos cidadãos".

Além disso, cada ônibus vem equipado com cabine de segurança do motorista, TV, WIFI, câmeras de segurança, sistema de transporte inteligente, interfaces USB de carregamento de celulares, plataforma de acesso para pessoas com deficiência e outros recursos centrados nas pessoas.

"É muito bom que nosso sonho se torne realidade", disse Ricardo Sierra, presidente da Celsia, empresa colombiana de compras de ônibus.

"A TRANSMILENIO SA e a cidade de Bogotá são líderes em ônibus elétricos e são um exemplo para muitas cidades que buscam desenvolver sistemas de ônibus com emissão zero. Parabenizo os cidadãos de Bogotá, que em breve experimentarão o charme único dos ônibus ecológicos."

Com forte presença no mercado colombiano, onde iniciou atividades em 2012, a BYD alcançou diversos marcos: construir a primeira frota de táxis elétricos puros na América do Sul em 2013 e entrar no sistema BRT de Bogotá em 2017. A empresa chinesa também entregou 64 ônibus elétricos para Medellín em 2018. 

Os ônibus foram produzidos pelas fábricas de ônibus da BYD em Nanjing e Hangzhou, na China, e depois enviados para o Porto de Buenaventura, no Oceano Pacífico, e partir dali até a cidade de Bogotá.

Com a incorporação de 470 ônibus da BYD à sua frota, a capital da Colômbia passa a figurar entre as cidades com mais ônibus elétricos em circulação no mundo. Apenas como referência, o Brasil inteiro possui uma frota de 349 ônibus elétricos, segundo levantamento do E-Bus Radar, da UFRJ.

Fonte: https://insideevs.uol.com.br/




sábado, 29 de agosto de 2020

Wemobi empresa do Grupo JCA, opera linha Rio-SP & SP-BH.

Depois de um mês de operação da primeira rota, a Wemobi acaba de lançar sua segunda rota, ligado São Paulo a Belo Horizonte. Os bilhetes já estão a venda no site da companhia com preços a partir de R$ 29,90 e as viagens começam em setembro.

Wemobi (Opção Turismo e Fretamento LTDA) é uma empresa do Grupo JCA, holding que detém as viações 1001, Cometa, Catarinense e Expresso do Sul, e foi criada em é uma resposta à Buser, startup que também surgiu prometendo passagens de ônibus mais baratas. O investimento inicial é de R$8,6 milhões.

A promessa é de um processo 100% digital, desde a compra da passagem no site da Wemobi, passando por modificações e cancelamento no bilhete, até o embarque, que utiliza QR Code ou reconhecimento facial.

Nos ônibus de dois andares, duas opções de classe. No piso superior fica o executivo, com 52 poltronas. No piso inferior fica o semi-leito, com 16 poltronas. Todos assentos têm entradas individuais USB para carregamento de dispositivos eletrônicos e reclinam os mesmos 150 graus. O Wi-Fi é gratuito para todos passageiros.

Belo Horizonte é o novo destino da Wemobi a partir de São Paulo. Os ônibus partem do Terminal do Tietê e chegam na capital mineira no Terminal Turístico JK, na Rua dos Guajajaras 1353, Bairro Preto.

O site melhores destinos encontrou passagens a partir de R$ 29,90 na poltrona executiva e R$ 39,90 no semi-leito.

Site da empresa: https://www.wemobi.me/

Fonte da notícia: https://www.melhoresdestinos.com.br/

Vídeo: Conheça o ônibus de 64 poltronas da Wemobi que faz o trecho Rio x  São Paulo x Rio – REVISTA DO ÔNIBUS

Busologia in brazil, Rio de Janeiro (2020)

Fotos: Reprodução de internet

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Consórcio BRT compra articulados em leilão.

Conforme demonstram as fotos a seguir, Consórcio BRT reforçou a sua frota com três novos ônibus articulados Marcopolo Viale BRT, ano 2013.

Os veículos foram adquiridos em leilão pelo BRT Rio, e estão no nome do próprio Consórcio.

Os articulados foram totalmente recuperados e já estão em operação, sob os números de ordem E90001, E90003 e E90006, cabendo informar que outros quatro estão sendo reformados e em breve estarão disponíveis para ajudar no transporte dos nossos passageiros.

Registre-se que esse número de ordem já pertenceu à Empresa de Viação Algarve.

Fonte: https://corredorestransportes.blogspot.com/

Imagem

Imagem

Veículo ex-TransLitoral, nº. de ordem: E22006C

terça-feira, 4 de agosto de 2020

TEL - Transportes Estrela encerra suas atividades.

Uma das mais tradicionais empresas de ônibus da cidade do Rio de Janeiro, a Transportes Estrela, sediada em Marechal Hermes, encerrou as suas atividades na última sexta-feira, 31/07/2020.

A empresa, nascida na década de 1950, que originalmente tinha a sua sede em Vila Valqueire, ao lado da Viação Novacap, posteriormente, se transferiu para Bento Ribeiro, para a sede da extinta Viação São Ricardo, empresa a qual absorveu, e mais recentemente, para Marechal Hermes, numa sede moderna e ampla, que possibilitou, inclusive, a venda do terreno da sede originária, no Valqueire, para a Novacap, que assim conseguiu ampliar sua garagem.

A Estrela pertence ao Grupo Guanabara, da família Barata, e com isso, suas linhas foram dividas entre as empresas do mesmo grupo, como por exemplo, 363, 678 e sua quota na 265, foram repassadas para Viação Vila Real, já as linhas 711 e 350, assim como sua quota na linha 349, foram repassadas para a Empresa de Transportes Braso Lisboa e Viação Ideal.

Resta sabermos o que será feito com as linhas 651, 652 e 653, pois até a presente não foram vistos ônibus circulando nas linhas.

A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: atividades ao ar livre

Fotos: https://www.facebook.com/groups/1378678422431952 e https://corredorestransportes.blogspot.com/

TJRJ suspende decreto que limitava a gratuidade dos idosos nos transportes.

Conforme decisão tomada pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio, os idosos maiores de 65 anos voltam a poder usar gratuitamente os transportes coletivos no município do Rio de Janeiro sem limite de viagens diárias.   

A referida decisão suspendeu, provisoriamente, a aplicação do decreto municipal 47.297/2020, que, desde março, limitava a gratuidade a quatro viagens diárias, sob a alegação de reduzir o contágio pelo novo coronavírus.   

A liminar atendeu a um pedido do Ministério Público, em ação direta de inconstitucionalidade movida contra o prefeito da cidade e o presidente da Câmara de Vereadores. Segundo a ação, ao interferir na liberdade de locomoção dos idosos, o decreto suprime prerrogativa constitucional que assegura a eles o direito de se deslocar gratuitamente em transporte público coletivo de forma ilimitada.   

Segundo o voto do Exmº. Dr. Desembargador Antonio Eduardo Ferreira Duarte, relator da ação, diante de um cenário excepcional imposto pela pandemia da Covid-19, justifica-se a tomada de medidas na busca do controle da disseminação da doença. Contudo, tais medidas devem ser “razoáveis e proporcionais” à situação.   

O magistrado destaca que, além de privar os idosos do direito de ir e vir, o decreto estabelece para isso um critério econômico discriminatório, ao diferenciar idosos mais vulneráveis, que fazem uso da gratuidade, dos demais membros da sociedade, inclusive os que possuem capacidade financeira para arcar com os custos da utilização dos mais variados meios de transporte. “Ou seja, utiliza-se de critério econômico sob o pretexto de proteger determinada camada da população”, escreveu o desembargador.  

Ainda segundo o Desembargador, o decreto criou um obstáculo à população idosa mais carente de utilização gratuita do transporte público, na medida de suas necessidades, restringindo seu acesso ao trabalho, às consultas médicas, e a serviços.  

Processo 0032933-26.2020.8.19.0000

Fonte: www.tjrj.jus.br

Ônibus é a maior “vítima” da falta de prioridade aos transportes ...
Foto meramente ilustrativa - reprodução de internet