domingo, 23 de outubro de 2016

Apache Vip IV da Viação Vila Rica.

Várias unidades sobre chassis Mercedes-Benz
Fonte: https://onibus-mania.blogspot.com.br/

Vendas de chassis de ônibus em 2016.

A produção de ônibus no Brasil ainda sente os reflexos da crise econômica, no entanto, já esboça sinais de reação.

É o que mostra balanço divulgado pela Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores nesta quinta-feira, 6 de outubro de 2016.

De acordo com os dados, foram produzidos de janeiro a setembro deste ano, 12 mil 338 chassis. No mesmo período do ano passado, foram 16 mil 953, o que representa a queda de 27,2% entre o intervalo de 2015 e 2016.

No entanto, na comparação entre agosto deste ano e agosto do ano passado, a alta foi de 22,7%. Não garante um bom ano para o mercado, mas não deixa de ser uma reação.

O segmento de ônibus urbanos ainda é mais afetado.

De acordo com o balanço da Anfavea, no acumulado do ano, a queda da produção de ônibus urbanos é de 28,5%, com 8962 unidades, e a baixa na produção de ônibus rodoviários é de 23,5%, com 3.376 unidades.

Em relação aos licenciamentos, que refletem as vendas dos ônibus, a tendência é a mesma: queda de 30,7% entre janeiro e setembro com 8.600 veículos e transporte coletivos comercializados ante 12.416 de semelhante período de 2015.

Segundo a Anfavea, todas as marcas de chassis de ônibus registram quedas nas vendas no acumulado deste ano.

Vendas de Janeiro à Setembro de 2016:
Mercedes-Benz: 4.745 ônibus– queda de 24,7%
MAN – Volkswagen: 1.371 ônibus– queda de 48%
Agrale (inclui minionibus Volare): 1.153 ônibus– queda de 32,4%
Iveco: 589 ônibus– queda de 32,7%
Volvo: 516 ônibus– queda de 19,5%
Scania: 197 ônibus– queda de 117%

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Fonte: https://diariodotransporte.com.br , por: Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Ônibus rodoviário de 15 metros Marcopolo/Volvo já está em testes para homologação.

É questão de pouco tempo para finalmente o mercado brasileiro de ônibus contar com veículos rodoviários de 15 metros de comprimento, uma reivindicação antiga por parte dos operadores de transportes e que, dependendo da configuração interna, pode trazer mais conforto aos passageiros nas rodovias do País, pois já está em testes para homologação, o Marcopolo Paradiso 1800 DD Double Decker montado sobre chassis Volvo.

Segundo a Marcopolo, os modelos de 15 metros terão quatro eixos: dois na frente e dois atrás, para oferecer estabilidade e maior segurança nas rodovias.

O site Diário do Transporte conseguiu com exclusividade junto à Marcopolo uma foto do veículo Volvo em testes. Pela imagem externa, é possível perceber a maior dimensão da área do entre eixos, o que pode resultar em mais espaço interno, conforto e também na ampliação da capacidade de transporte de bagagens, uma necessidade destacada até hoje pelos frotistas.

Atualmente, muitos destes empresários de ônibus, mesmo em linhas e horários com demanda de passageiros para veículos de dois andares, optam por modelos do tipo LD (Low Driver), cujos usuários ficam no nível superior ao posto motorista. A escolha se dá, entre outros motivos, por causa das dimensões do bagageiro.

A Marcopolo garantiu que este um metro a mais em relação aos ônibus de 14 metros (comprimento máximo permitido para rodoviários) também amplia a capacidade de transporte que, dependendo da configuração, pode levar até 60 passageiros.

Atualmente no mercado só podem ser comercializados ônibus urbanos de 15 metros, com três eixos, sendo que o terceiro é direcional para auxiliar nas manobras. Existem ônibus urbanos maiores, de 18,6 metros; 21 metros; 23 metros e até 28 metros, mas esses veículos são articulados, superarticulados ou biarticulados.

Um ônibus rodoviário de 15 metros chassi Scania está em fase final de produção, sendo encarroçado também pela Marcopolo.

Em nota anteriormente enviada ao Diário do Transporte, a fabricante de carrocerias destaca algumas das vantagens que a nova dimensão dos ônibus rodoviários pode trazer:

“Internamente, o principal destaque é o maior espaço do salão e a elevação do padrão de conforto e de segurança. O veículo possui portas, mais largas, e escadas com desenho inédito para os degraus, que tornam a operação de entrada e saída mais confortável e agradável. A segurança também é garantida pelos corrimãos posicionados de forma mais acessível e iluminação em LEDs por meio de sensores de presença que acendem e apagam as luzes automaticamente. A iluminação do salão de passageiros é toda em LEDs, com luzes indiretas, que criam um ambiente de comodidade e sofisticação. Os LEDs estão presentes também nas luzes de leitura dos porta-focos, com acionamento por toque, que contam ainda com saídas individuais para ar-condicionado, plug para fone de ouvidos e controle de volume do som. Os amplificadores de áudio são individuais e integrados ao porta-focos.

 Para maior conforto, os modelos dispõem de novo monitor frontal em LED de 23 polegadas e monitores em LED de 15 polegadas, posicionados no teto ao longo de todo o salão para possibilitar a melhor visibilidade em qualquer poltrona. ” –complementa a Marcopolo.

MOTORISTAS:

Com o maior do tamanho do ônibus, de acordo com a Marcopolo, foi possível ampliar o conforto, a segurança e a ergonomia para o motorista e o auxiliar.

Ainda na nota, a Marcopolo diz que “os postos do motorista e do auxiliar também foram projetados de forma a facilitar o acesso e melhorar a visibilidade externa. A poltrona do condutor auxiliar está posicionada mais para trás, o que ampliou para 400 mm a distância em relação ao painel.”

O painel possui itens como display da câmera de ré, câmeras internas e o sistema multiplex (funções conjugadas de todos os equipamentos do ônibus).

A encarroçadora de ônibus garante também que as saídas de ar do sistema de ventilação se tornaram mais eficientes e foi possível ampliar o porta-objetos atrás da poltrona.

Iluminação individual para o motorista e para o motorista auxiliar com acionamento sensível ao toque são outros itens de série.

Como opcionais, o ônibus pode vir com sistema de Wi-Fi (internet sem fio), GPS, sistema audiovisual com aparelho DVD e rádio com MP3 e entrada USB.

A Marcopolo ainda informou que o modelo segue o mesmo design da Geração 7.

Fonte: https://diariodotransporte.com.br , por Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

ônibus rodoviário de 15 metros

STJ determina que empresas de ônibus interestaduais concedam gratuidade para deficientes sem limite do número de assentos.

Fonte: https://diariodotransporte.com.br

Todas as empresas de ônibus que prestam serviço de transporte interestadual, ou seja, entre Estados diferentes, são obrigadas a transportar gratuitamente portadores de deficiência física que comprovem baixa renda sem limitar o número de assentos por veículo.

É o que determina a decisão da 2ª turma do Superior Tribunal de Justiça – STJ, e segundo o órgão, a decisão respeita a Lei nº 8.899, de 1994, questionada pelas empresas com base no Decreto nº 3.691, de 2000, que limitou a oferta a dois assentos.

A ação civil pública sobre a obrigatoriedade de não limitar o número de assentos é do Ministério Público Federal- MPF e envolve a Viação Garcia, Empresa de Transportes Andorinha, Empresa Gontijo de Transportes e a Empresa União. Figuram como parte interessada as companhias Viação Motta, Eucatur – Empresa União Cascavel de Transportes e Turismo, Reunidas Paulistas de Transportes e Viação São Luiz.

O Ministério Público Federal também decidiu incluir a União na ação pelo que considera de “inércia” para regulamentar a lei.

No TRF – Tribunal Regional Federal da 3ª Região, referente a São Paulo e Mato Grosso do Sul, as empresas citaram Decreto 3.691 de 2000, que limita a concessão de gratuidade para deficientes de baixa renda a dois assentos por ônibus.

A duas primeiras instâncias não aceitaram a argumentação das empresas, já as companhias de ônibus alegavam desequilíbrio econômico-financeiro, mas a justiça disse que nesse caso elas deveriam pleitear a revisão dos contratos de concessão. Os empresários de ônibus então foram STJ que negou o pedido, mantendo o entendimento do TRF-3.

A decisão é referente aos Estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo, mas vale para todo o país por se tratar de instância superior.


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Foto meramente ilustrativa

sábado, 22 de outubro de 2016

Tijuquinha receberá Mega Plus para o Consórcio TransCarioca.

Fonte: https://ocdholding.wordpress.com

A Auto Viação Tijuca trouxe recentemente algumas unidades do modelo urbano da encarroçadora gaúcha Neobus e parece que gostou, tanto que, segue trazendo mais algumas unidades para a renovação de sua frota.

Os veículos são dotados de três portas, sendo a central equipada com o novo elevador para cadeirantes. São equipados ainda com cinco letreiros da marca Setbus – frontal, auxiliar, lateral, traseiro e interno – da cor âmbar.

Montados sobre chassi Mercedes-Benz OF-1721 Bluetec V, os carros serão direcionados para as linhas do consórcio Transcarioca. Esses Mega Plus substituem várias unidades do Caio Apache Vip II.

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Volare anuncia um novo modelo de ônibus 100% elétrico

Fonte: https://ocdholding.wordpress.com

A Volare, líder nacional da produção de veículos leves para o transporte de passageiros, anuncia que está desenvolvendo um novo modelo, com motorização 100% elétrica. A montadora prevê apresentar o protótipo do novo miniônibus no início de 2017.

O projeto do novo Volare elétrico conta com a parceria da BYD, empresa líder mundial no desenvolvimento de powertrain para veículos elétricos, e prevê a produção no Brasil . O desenvolvimento teve início em 2014 e faz parte da estratégia de fabricante para oferecer veículos com as mais avançadas tecnologias e que atendam a demanda brasileira e internacional, sobretudo com relação à emissão de poluentes.

“Com o novo Volare elétrico, vamos oferecer um produto único em todo o mundo em sua categoria, 100% elétrico, de piso baixo e totalmente acessível, e de dimensões reduzidas, ideal para utilização nos centros urbanos”, destaca Roberto Poloni, diretor de engenharia da Volare.

“Nossa engenharia desenvolveu um projeto priorizando o espaço interno e acessibilidade ao passageiro, com este enfoque foi necessário um trabalho em conjunto entre as engenharias da Volare e da BYD, para a concepção deste grande projeto, que resultou em uma revisão de posicionamento de equipamento, desde a carroceria como o chassis, gerando um veiculo diferenciado na sua categoria.

O veículo é totalmente novo e está sendo projetado para oferecer maior espaço interno, com a configuração das baterias e do powertrain em posição que proporcionem o máximo de eficiência, redução de custos operacionais e de pesos total (um dos grandes desafios dos veículos elétricos)

O novo veículo terá 9.095mm de comprimento, 2.985mm de altura e 2.360mm de largura, com piso baixo, motores nas rodas traseiras e capacidade para cerca de 45 passageiros (20 sentados e 25 em pé). A motorização será BYD, com 90 kW de potência e 450 Nm de torque máximo, com as baterias no teto e na traseira. “Outro diferencial é que a recarga total poderá ser feita apenas três horas”,. Para tornar mais eficiente a utilização da energia, o novo veículo contará ainda com sistema de regeneração da energia da frenagem.

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