quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Ônibus com ar-condicionado é mercadoria de luxo na cidade do Rio.

Fonte:http://extra.globo.com/

Apesar de a Secretaria municipal de Transportes (SMTR) afirmar que 57,93% das viagens de ônibus no Rio são feitas em ambiente refrigerado, não é essa a sensação de passageiros que precisam usar os ônibus da cidade — e suam para encontrar veículos com ar-condicionado.

Nesta quarta-feira, o EXTRA acompanhou por 30 minutos a movimentação dos coletivos na Rua Carvalho Souza, próximo à estação de trem de Madureira, local de grande movimentação de ônibus. Dos 68 observados, apenas 21 eram refrigerados, o que representa 30,88% da frota que transitou na região naquele período.

Apesar de a SMTR e o Rio Ônibus, sindicato que representa as empresas, garantirem que mais da metade das viagens de ônibus é refrigerada na cidade, a auxiliar de serviços gerais Roberta da Silva, de 39 anos, ainda não sentiu essa estatística na pele. Ela mora na Mangueira e faz todo dia, de ônibus, o trajeto de casa até o trabalho, na Urca: pega duas conduções para ir e duas para voltar. Uma das linhas que usa é a 457.

— Nunca peguei um ônibus com ar-condicionado para ir para casa. Quando vejo algum, é sempre na Urca. Mas o principal, que me deixa em casa, é sempre quente ou lotado demais, às vezes preciso ficar no ponto esperando que outro passe — contou.

Secretaria e sindicato não informaram qual o percentual da frota equipado com ar-condicionado. Mas o motorista Marcos Aurélio Andrade, de 58 anos, sendo 26 de profissão, nunca dirigiu um. Uma caixa de papelão usada na janela para direcionar o vento é o que ele chama de “ar-condicionado”:

— É isso que me ajuda a respirar. Trago água congelada para amenizar o calor e não dispenso a toalhinha — disse ele, que trabalha na linha 351 (Vaz Lobo-Passeio).

Também nesta quarta, durante outra meia hora, na Praia de Botafogo, na Zona Sul, dos 125 ônibus observados pelo EXTRA, 76 não tinham ar: 60,8% dos carros.

Sobre a determinação da Justiça, decretada na terça-feira, de que a prefeitura cumpra a meta de refrigerar 100% da frota de ônibus até o fim de 2016, a Procuradoria Geral do Município informou que ainda não foi notificada, mas já adiantou que vai recorrer da referida decisão. A SMTR trabalha com a meta de 70% das viagens refrigeradas.

Leia mais: http://extra.globo.com 

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Justiça determina que cidade do Rio tenha todos os ônibus com ar condicionado até o fim de 2016

Fonte: http://g1.globo.com/

A Justiça do Rio determinou nesta terça-feira (23/02) que a prefeitura cumpra a meta anteriormente estabelecida de refrigerar 100% da frota de ônibus até o fim de 2016. A decisão do juiz Leonardo Grandmasson Ferreira Chaves, titular da 8ª Vara de Fazenda Pública da Capital, atende a um pedido do Ministério Público e impõe ainda pena de multa de R$ 5 milhões em caso de descumprimento. 

A Procuradoria Geral do Município informou às 18h20 que ainda não havia sido notificada, mas que vai recorrer da referida decisão.

De acordo com a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça (TJ-RJ), a prefeitura deverá apresentar, em até 20 dias, um cronograma com definição de etapas mensais que possibilite o atingimento da meta.
A decisão suspende o decreto do prefeito Eduardo Paes, que havia reduzido para 70% a meta de ônibus com ar condicionado que circulam no Rio até dezembro. A medida foi publicada no Diário Oficial do município no último dia de 2015 no mesmo decreto que estabeleceu o reajuste da tarifa.
Em 12 de janeiro, o Ministério Público do Rio entrou com a ação pedindo a suspensão do decreto. O MP sustenta que o município não cumpriu acordo selado em juízo que garantia refrigeração de toda a frota de ônibus do Rio até o fim de 2016. De acordo com a peça jurídica, o decreto de Paes é “ilegal” e o município “violou a decisão judicial”. 
Foto meramente ilustrativa, ônibus com ar condicionado da Transportes São Silvestre. (www.fortalbus.com)

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Registro histórico da Auto Viação Bangu.

Não podia deixar de divulgar esse registro histórico da empresa que me levou a amar esse hobbie da Busologia, a Auto Viação Bangu!

Parabéns ao meu xará Marcelo Prazs e ao Cia de Ônibus por divulgar essa relíquia, fonte:

https://www.facebook.com/Ciadeonibus/photos/ms.c.eJw9zNENwEAIAtCNGjGA7j~;ZtWfqJy8ASgxVGOwo88GFN37Q8oIaLCUWehr5Q~;o2EAszwU5yTukDijAX0w~-~-.bps.a.1594984787387993.1073741829.1593982330821572/1754057061480764/?type=3&theater

 

sábado, 6 de fevereiro de 2016

O Rei da Estrada, Scania 111

Fonte: http://autovideos.com.br/

Um Mito, o Rei da Estrada: faltam adjetivos para descrever o lendário Scania L111, bastante conhecido como “Jacaré” no Brasil. A Scania-Vabis começou a produzir caminhões no Brasil em 1959, inicialmente com o L75 e posteriormente foi a vez do L76. Mas foi o sucesso deles, o L111, que realmente é o modelo mais marcante (de toda a “linha Jacaré”) e que ainda povos muitas estradas e mentes das pessoas que apreciam os veículos de transporte pesado. Os caminhões da Scania eram conhecidos por serem robustos, resistentes, com grande capacidade de carga e baixo consumo.

A inesquecível cor laranja foi introduzida como tonalidade única a partir de 1963. Ao longo do tempo, os caminhões foram evoluindo para se adaptarem melhor às difíceis condições de rodagem no Basil, tornando-se mais robustos e potentes. O modelo L111 foi lançado em 1976 e foi vendido (em larga escala) até 1981. Ainda hoje, muitos desses caminhões permanecem rodando em boas condições, inclusive por conta da sua valentia aliada à simplicidade mecânica.

Scania desenvolve caminhões Blindados!

Fonte: http://autovideos.com.br/

Para enfrentar o crescente aumento dos roubos de carga, a Scania do Brasil começa a desenvolver os seus inéditos caminhões blindados. Os primeiros veículos desse tipo, totalizando 8 unidades, foram entregues à empresa Prossegur, especializada no transporte de cargas valiosas.

Para referência, no ano de 2014 foram registrados 17,5 mil roubos, número 42% maior do que em 2010 (quando foram totalizados 12,3 mil), gerando perdas da ordem de aproximadamente R$ 1 bilhão. Os novos Scania serão destinados ao transporte de bens com alto valor agregado, como joias, relógios, papel moeda, barras de ouro, e outros com alto índice de sinistralidade, como eletroeletrônicos, celulares, remédios entre outros.

Os modelos dos caminhões Scania foram dois cavalos mecânicos P 310 4×2 e seis semipesados P 310 6×2. A capacidade de carga é de 7.100 kg. Entre os diferenciais, estão a suspensão pneumática nos eixos traseiros, que permitem inclusive diferentes ajustes de altura.

Outros equipamentos disponíveis são o acompanhamento por GPS, botão de pânico, sistema de videomonitoramento, fechadura randômica (necessita de código enviado pela central) e sensores nas portas. A empresa MTX Blindados é a responsável pela adaptação dos caminhões e carretas (cujos baús podem ainda ser mais reforçados).

Scania Blindado Prossegur 01
Scania Blindado Prossegur 03